• Flavia Kury - Interiores Corporativos

Retomada Pós-Covid: O que as empresas podem fazer para se adequar ao “novo normal”

Atualizado: Abr 30

Temos ouvido muito por aí que os espaços de trabalho nas empresas será muito diferente, com grandes mudanças no mobiliário, circulação, formas de integração, limpeza entre muitos outros fatores.


Mas, o que realmente eu vejo, até o momento, é um misto de atitudes e de ações, já que, se de um lado muitas empresas irão retrair seu espaço físico, considerando um grande aumento de pessoal em home-office, por outro lado, muitas irão expandir, quer por aumento de contratação de funcionários, quer para adequar-se as novas recomendações de distâncias seguras entre pessoas.

Um ponto é fato: várias atitudes podem ser tomadas pelas empresas, dependendo do nível de “adequação” que ela quer atingir.

Mas outro ponto também é fato e deve ser considerado na retenção de talentos: colaboradores passarão a dar preferência a espaços de trabalho mais seguros e saudáveis.

Qual o nível de adequação você quer atingir? Veja abaixo algumas recomendações que vão além de disponibilizar álcool gel e priorizar o uso de mascaras, que irão ajudar sua empresa a se posicionar neste novo momento tão desafiador:



1. Manter distância de 2,00m entre as pessoas em todas as áreas do local de trabalho. Este é o ponto principal e é ele quem vai definir se você vai aumentar ou diminuir seu espaço físico total. Tome esta distância como parâmetro de todas as outras áreas da empresa.

2. Utilizar painéis divisórios entre os postos de trabalho. Já existem no mercado especializado de mobiliário corporativo, divisores frontais e laterais.



3. Não posicionar funcionários frente a frente, manter sempre um ângulo de 90 graus entre eles. Caso já existam estações de trabalho lineares instaladas, uma dica é intercalar entre cadeiras vazias e cadeiras ocupadas, de modo que um funcionário não fique de frente ao outro.

4. Lembrar das recomendações acima também na área de recepção, refeitórios, vestiários etc.

5. Salas de reuniões com menor ocupação presencial e monitores adequados para receber os funcionários virtualmente. Aqui vale a mesma dica acima, caso você já tenha uma sala de reunião para 8 pessoas, utilize-a com 4 funcionários presenciais.



6. Para saber qual espaço físico irá ocupar, considere as estações de trabalho com distanciamento de 2m por funcionário + escritórios individuais em salas fechadas + salas de reunião/áreas colaborativas que respeitem 2 metros quadrados por ocupante. A partir destas modulações, estabeleça a capacidade máxima de ocupação para cada andar.



7. Diminuição ou rotatividade de funcionários no escritório, ficando parte em home-office, parte presencial. Esta rotatividade pode ser em dias da semana ou períodos no dia. Aqui minha dica é sempre conversar com cada integrante do seu time! Há aqueles que rendem bem trabalhando em casa, mas existem aqueles que realmente precisam estar presentes para que possam ser produtivos e inspirados. Cheguem juntos a uma metodologia que seja adequada a maioria, e, lembre-se, nada precisa ser pra sempre.... se permita testar e mudar. O que vale agora é atingir um modelo que traga o melhor de cada um para um resultado final poderoso! Uma lembrança neste ponto: converse com seu setor jurídico para adequação de contratos de trabalho.

8. Preparar revezamentos no uso de espaços para refeições, pois, nesta fase, os colaboradores vão querer evitar sair da empresa para se alimentar. Pense no aumento deste espaço ou numa readequação com mobiliários que ajudem na sua utilização segura. Disponibilize utensilhos descartáveis.

9. Sobre a desinfecção de superfícies, cada funcionário poderá preservar a sua saúde fazendo ele mesmo a limpeza de sua estação de trabalho, monitores, teclados etc, quando ele chegar e quando ele sair, isso o deixará ainda mais tranquilo. Basta que a empresa disponibilize de forma muito fácil e acessível os produtos para a limpeza. O ideal é que funcionários não compartilhem mesas e itens (pelo menos no início da retomada), mas, caso isso ocorra, estes cuidados devem ser redobrados. Intensificar a limpeza também nas áreas comuns.

10. Priorizar mobiliários adequados tanto em layout quanto em materiais de acabamento, que devem ser de superfície lisa e de fácil limpeza com produtos recomendados para desinfecção.

11. Definir corredores de circulação e escadas com somente um sentido de direção.

12. Elevadores com avisos de ocupação máxima e adesivos que posicione os indivíduos de maneira que não fiquem de frente um para o outro.

13. Organize os protocolos de uso das áreas de café e alimentação, dos elevadores, pátios fabris e até mesmo dos banheiros (informe a capacidade máxima de ocupantes e todas as manobras disponibilizadas para evitar contágios).

14. A tecnologia veio para nos ajudar, instale sensores de presença ( e evite os sistemas “touch” – de toque) e uso para abertura de portas, acendimento de luzes, acionamento de torneiras e descargas, dispensers automáticos de produtos etc.

15. Prover ar de qualidade através de limpeza frequente de filtros de ar condicionado e aumentando a incidência de ventilação natural.

Lembre-se ainda de comunicar os novos protocolos de uso dos espaços aos funcionários e visitantes através de cartazes, adesivos ou cartilhas. Para os funcionários, vale já iniciar este comunicado com antecedência, antes de seu retorno.

No início vale deixar avisos espalhados pela empresa para que o pessoal se lembre de utilizar estes protocolos até que tudo seja incorporado no dia a dia automaticamente.

Lembre-se, estamos aqui e queremos ser seus parceiros nestas novas adequações, um layout bem estudado, pensado no bem estar e projetado a partir do ser humano, proporcionará um ambiente de trabalho produtivo e saudável para toda a empresa.

Tenhamos todos uma retomada de muita saúde e prosperidade!

Fontes:

Centers for Disease Control and Prevention (CDC)

http://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/community/desinfecting-building-facility.html

Occupational Safety and Health Administration (OSHA)

https://www.osha.gov/publications/osha3990.pdf

World Health Organization (WHO)

https://who.int/docs/default-source/coronaviruse/advice-for-workplace-clean-19-03-2020.pdf

Well Building Standard

https://wellcertified.com

Road Map for Return – Perkins and Will

https://perkinswill.com/road-map-for-return/

www.FWAY.com


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