• Flavia Kury - Interiores Corporativos

Layout de espaços abertos - “Open Space”- serve para a sua empresa?

Atualizado: Abr 30

Leia o case de projeto dessa Metalúrgica que conseguiu unir o desejado ao funcional.


Escritório administrativo com visual open space mas com conforto acústico garantido por divisórias de vidro
Escritório administrativo com visual open space mas com conforto acústico garantido por divisórias de vidro

Este case fala sobre a sede e fábrica de uma metalúrgica que conta com mais de 30 anos de sucesso e é comandada por duas mulheres a frente de seu tempo! Ela cresceu e precisou aumentar muito seu tamanho e por isso, migrou de São Paulo, onde ocupava uma área térrea, para um pátio fabril exclusivo e 3 andares de área administrativa no Pólo Industrial de Indaiatuba, interior de SP.

A fábrica e a área administrativa foram projetadas e construídas pela nossa parceira G2K Construtora. O Estúdio Flavia Kury comandou todos os projetos de acabamentos externos e internos bem como todo o design de interiores, iluminação, layout e mobiliários da área administrativa. Para adequar ao modo de governança da empresa, utilizamos um conceito misto de open space no visual, mas com fechamentos em vidros para preservar conforto acústico.

Tudo foi projetado antes mesmo de se iniciar qualquer construção. Até mesmo os espaços para armazenamento de documentos de diversos tamanhos e formatos. O trabalho simultâneo junto á Construtora proporcionou um resultado único e sob medida. Nem mais, nem menos.


O Grande desafio aqui foi conciliar a vontade da liderança em ter um ambiente totalmente aberto, na onda das plantas open space , o que, pela nossa análise, não condizia com o DNA da empresa, que queria preservar a governança puramente vertical, com as diretorias totalmente fechadas e gerências separadas do operacional, o que trouxe muitos obstáculos para uma planta totalmente conectada e sem “filtros” para circulação das informações.

Para vocês entenderem, os layouts open space, significam plantas com disposições de mobiliários e estações de trabalho totalmente abertas, sem paredes, sem divisórias, proporcionando rápido e livre fluxo de informações e acessos entre lideranças e times. Este conceito foi inicialmente experimentado pelas grandes empresas de tecnologia no Vale do Silício.

A Google e suas concorrentes de tecnologia prezam pela governança horizontal e precisam de uma rápida e eficiente circulação de informações e integração de áreas e equipes. Unir líderes e times da forma mais próxima possível, excluindo qualquer obstáculo de acesso entre as hierarquias, tanto operacionalmente como visualmente.

Nestas empresas as informações dever chegar a todos de forma rápida e todos devem cooperar para aprimorar e implantar tais informações, por isso, eliminar obstáculos físicos se tornou importante.


Outra vantagem, e esta é a mais perseguida pelas empresas brasileiras, é que, eliminando-se paredes, aproveita-se melhor o espaço útil, vindo a baratear o custo do espaço físico da empresa ante a diminuição de metro quadrado a ser ocupado.

Por outro lado, este estilo de projeto interno deve ser muito sopesado pois traz diversos inconvenientes e o principal deles é o excesso de informação sonora e visual presente no espaço o que dificulta muito a atenção dos colaboradores. A falta de privacidade e de momentos introspectivos também estão entre os pontos fracos mais destacados em pesquisas. O compartilhamento de todos os tipos de informações e assim vai. Ou seja, para a maioria das empresas, estes “efeitos colaterais” do espaço aberto aumenta o stress e diminui a produtividade dos colaboradores.


Por estes motivos os prós e os contras devem ser considerados e estudados para que o projeto de interiores seja o mais adequado á realidade de cada empresa.

Nesta metalúrgica priorizamos pela sensação visual de espaços abertos, porém a diretoria ficou separada com acesso através de ante sala, as gerências foram posicionadas ao lado de seus times dentro de caixas de vidro formadas por divisórias especiais com tratamento acústico e com persianas. Salas de reuniões também foram colocadas em divisórias de vidro especiais. Utilizamos forros especiais também para essa finalidade. Adicionamos portas de vidro com acionamento eletrônico para separar as áreas de atuação.



Forro acústico em madeira perfurada OWA para garantir melhor aproveitamento acústico nas reuniões
Forro acústico em madeira perfurada OWA para garantir melhor aproveitamento acústico nas reuniões

Como resultado, uma empresa bem seccionada, com privacidade de acesso onde é necessário, com conforto sonoro em todos os postos, porém onde todos podem se ver e manter o sentimento corporativo de pares.

Outro pedido da empresa era ter uma área de descompressão, com jogos, comidas e auditório compartilhado, queria manter este tipo de atrativo e alinhar-se ao “conceito Google” de distrações. Outro desafio, já que a empresa funciona no sistema de remuneração por horas efetivamente trabalhadas e não por entrega de projetos. Assim, o acesso a tais áreas de descompressão deveria ser controlado.



Local exclusivo para confraternizações e eventos
Local exclusivo para confraternizações e eventos

A saída para este objetivo foi projetar um andar na cobertura, especificamente para estes fins: descontração, reunião, comemorações e aprendizados. Juntamos auditório, área de descompressão e espaço de eventos com churrasqueira num mesmo pavimento, porém com sistemas de separação de ambientes para que cada um possa funcionar tanto em conjunto, como separadamente, desempenhando bem cada uma de suas funções.

Outro espaço que foi cuidado e teve um visual bem convidativo foi o refeitório. Projetado para atender 40 pessoas simultaneamente, ele conta com iluminação agradável, persianas, madeiras, ladrilhos e mesas confortáveis para atender tanto as refeições como pequenos momentos de um gostoso café.



Refeitório aconchegante para atender 40 pessoas
Refeitório aconchegante para atender 40 pessoas

Demonstramos aqui como existem várias saídas para que se possa manter a vontade das lideranças num determinado tipo de espaço físico, adequando-o das melhores formas para criar ambientes funcionais, produtivos, bonitos e agradáveis. Vocês não precisam desistir de um conceito, mas sim, readequá-lo a realidade da sua empresa. Nós podemos te ajudar com isso!

Os.: Um segredo pra vocês, além da fábrica projetamos o design de interiores da residência nova de uma das sócias...... deixo essa palhinha pra vocês! Gostaram?






Nós aqui do Estudio temos pacotes para empresas, de assessoria para home-office de seus colaborados. Podemos ajudar e atender você e seus funcionários onde quer que estejam, bastando que tenham um tablet, ou celular ou laptop com câmera!

Fontes:

https://royalsocietypublishing.org/doi/full/10.1098/rstb.2017.0239

Imagens: Flávia Kury Interiores

#designinteriores #openspaceoffices #luxurehomes #flaviakury #neuroarquitetura

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo